quarta-feira, 25 de outubro de 2017

DIETAS MILAGROSAS SÃO PERIGOSAS - 8º ANOS

Dietas milagrosas, quais riscos elas trazem? Porque são perigosas? Muitos homens e mulheres em busca do corpo perfeito são capazes de cometer verdadeiras loucuras. E entre essas loucuras, estão as dietas milagrosas.
Seja a dieta da lua, da sopa ou até mesmo do chocolate, não importa qual for, elas sempre estão disponíveis prometendo dar um jeito para manter a forma de forma  milagrosa.
Porém, o que muitas dessas pessoas não sabem é que essas dietas milagrosas podem trazer inúmeros riscos à saúde. Por isso, se você quer emagrecer saiba que não precisa arriscar a própria vida e nem cometer outros tipos de loucuras.
Dietas perigosas
Atualmente, muitas dietas estão difundidas na sociedade, podendo ser encontradas em sites, revistas, manuais, entre outros meios de comunicação.
Algumas dessas dietas se difundem entre usuários, sem que se saiba exatamente onde e por quem foram criadas. São as dietas boca-a-boca, ou seja, que se espalham entre pessoas que não possuem qualquer conhecimento para tal.
Há também as dietas lançadas por celebridades, que nem sempre são divulgadas por revistas especializadas e, quando dispostas ao público, chegam distorcidas ou reduzidas.
Você deve conhecer várias dessas dietas malucas.
Podemos citar a dieta do abecedário, onde, a partir da ordem alfabética, a pessoa utiliza alimentos  vinculados à letra da semana. Na primeira semana, somente alimentos com a letra A, na segunda semana, todos com a letra B, e assim por diante.
Há também a dieta da lua, obedecendo o calendário lunar que, hipoteticamente, teria influência no sistema digestivo.
Algumas dietas parecem mesmo querer engordar os indivíduos. Como uma súbita moda ocasionada pela dieta do chocolate, um verdadeiro risco para quem quer perder quilos.

Perigo

Perigosas também são as dietas que recomendam cortes abruptos de alimentos.  Uma dieta baseada somente em saladas e frutas. Por exemplo, levará o organismo a ficar carente de outros nutrientes fundamentais para o bem estar do indivíduo.
Certamente, a melhor dieta é aquela recomendada por um especialista e que possua um equilíbrio coerente entre todos os nutrientes necessários para um indivíduo.

Por que são perigosas?

As dietas milagrosas são restritivas e, portanto, provocam deficiência em certos nutrientes essenciais para o bom funcionamento do organismo. Como geralmente elas promovem rápida perda de peso, muitas pessoas acabam aderindo devido à ânsia pelo corpo perfeito, no entanto, o resultado é passageiro e logo o peso volta, às vezes até mesmo em maior quantidade.
Algumas das dietas milagrosas são a da sopa, a da lua, a da proteína, a dos carboidratos e do suco, por exemplo. Todas estas promovem deficiência em nutrientes, sendo que abaixo explicaremos o que pode ocorrer de acordo com algumas das deficiências.
 O desafio do emagrecimento
Emagrecer para muitas pessoas não é uma tarefa nenhum pouco fácil.
A vida contemporânea, agitada e corrida, obriga as pessoas a ter que conciliar as horas de seus dias com compromissos familiares, profissionais, estudantis e lazer. Nesse cenário, para muitos, falta tempo para se dedicar ao próprio corpo.
A vontade de querer perder peso em um curto tempo está entre o principal motivo de tantos homens e mulheres partirem para as tais dietas milagrosas.
Por isso, a tendência psicológica é buscar uma dieta que prometa ser rápida. Nessa ansiedade, muitas pessoas acabam esquecendo que de nada adianta emagrecer se não for com saúde.
Contudo, o que torna tudo mais fácil, é saber que existem dietas rápidas que asseguram uma alimentação saudável, sem passar fome.
Essas dietas são elaboradas por profissionais qualificados que não objetivam apenas o emagrecimento de seus clientas, mas também sua saúde e felicidades.
Por isso não se esqueça: emagrecer é sim um desafio, mas algo superável, desde que você encontre o caminho certo para isto.as são um risco à sua saúde.







PIRÂMIDE ALIMENTAR - 8º ANOS


NUTRIÇÃO E NUTRIENTES - 8º ANOS

Os nutrientes são substâncias encontradas nos alimentos e que possuem funções específicas no organismo. Eles são essenciais para o funcionamento adequado do corpo humano.
Os nutrientes podem ser encontrados em uma diversidade de alimentos e cada um possui uma função específica.

Tipos de Nutrientes

Os nutrientes podem ser do tipo energético, construtor ou regulador.

Nutrientes energéticos

Os nutrientes energéticos possuem como função fornecer energia as células. São exemplos de nutrientes energéticos os carboidratos e os lipídios.

Carboidratos

Os carboidratos são fontes de energia essenciais para o organismo. Eles podem ser encontrados no açúcar, mel, pães, arroz, milho e massas.

Lipídios

Os lipídios são uma importante reserva de energia, utilizada em momentos de necessidade. Participam da constução de membranas e na produção de hormônios. Além disso, funcionam como isolantes térmicos e auxiliam na absorção de algumas vitaminas.
Os lipídios podem ser de origem vegetal ou animal. Podem ser encontrados em manteigas, toucinhos, carnes gordas e em sementes, como amendoim e soja.

Nutrientes construtores

Os nutrientes construtores ou plásticos participam da constituição de enzimas, anticorpos e hormônios. São representados pelas proteínas.
As proteínas possuem diversas funções no organismo, destacam-se: fornecimento de energia, estruturação da célula, catalisador de funções biológicas, regulação de processo metabólicos, defesa e produção de hormônios.
As proteínas podem ser encontradas em carnes, ovos, soja e feijão.

Nutrientes reguladores

Os nutrientes reguladores são necessários ao bom funcionamento do organismo, auxiliando na prevenção de doenças e no crescimento.
São exemplos de nutrientes reguladores as vitaminas e sais minerais.

Vitaminas

As vitaminas são substâncias orgânicas, importantes na regulação das funções do nosso organismo.
As vitaminas não são sintetizadas pelo organismo. Elas precisam ser ingeridas através da alimentação.
As vitaminas podem ser encontradas em frutas, verduras, legumes, carne, leite, ovos e cereais.

Sais minerais

Os sais minerais são substâncias inorgânicas essenciais para o bom funcionamento do corpo. Eles fornecem elementos químicos importantes ao organismo, como o ferro, fósforo, cálcio e enxofre.
Do mesmo modo que as vitaminas, os sais minerais não são produzidos pelo organismo humano.

RÉPTEIS - 6º ANOS

Os répteis

Os répteis (do latim reptare, 'rastejar') abrangem cerca de 7 mil espécies conhecidas. Eles surgiram há cerca de 300 milhões de anos, tendo provavelmente evoluído de certos anfíbios. Foram os primeiros vertebrados efetivamente adaptados à vida em lugares secos, embora alguns animais deste grupo, como as tartarugas, sejam aquáticos.
A Terra já abrigou formas gigantescas de répteis, como os dinossauros. Hoje esse grupo é representado por animais de porte relativamente menor, como os jacarés, tartarugas, cobras e lagartos.

A pele dos répteis
Os répteis têm o corpo recoberto por uma pele seca e praticamente impermeável. As células mais superficiais da epiderme são ricas em queratina, o que protege o animal contra a desidratação e representa uma adaptação à vida em ambientes terrestres. A pele pode apresentar escamas (cobras), placas (jacarés, crocodilos) ou carapaças (tartarugas, jabutis).

Escamas de cobras.

Temperatura corporal
Os répteis, assim como os peixes e os anfíbios, são animais pecilotérmicos: a temperatura do corpo varia de acordo com a temperatura do ambiente.

Respiração e circulação de sangue
A respiração dos répteis é pulmonar; seus pulmões são mais desenvolvidos que os dos anfíbios, apresentando dobras internas que aumentam a sua capacidade respiratória.
Os pulmões fornecem aos répteis uma quantidade suficiente de gás oxigênio, o que torna "dispensável" a respiração por meio da pele, observada nos anfíbios. Aliás, com a grande quantidade de queratina que apresenta, a pele torna-se praticamente impermeável, o que impossibilita a aquisição de gás oxigênio.
O coração da maioria dos répteis apresenta dois átrios e dois ventrículos parcialmente divididos. Nos ventrículos ocorrem mistura de sangue oxigenado com sangue não-oxigenado. Nos répteis crocodilianos (crocodilo, jacarés), os dois ventrículos estão completamente separados, mas o sangue oxigenado e o sangue não-oxigenado continuam se misturando, agora fora do coração.

Alimentação e digestão
Em sua maioria, os répteis são animais carnívoros; algumas espécies são herbívoras e outras são onívoras. Eles possuem sistema digestório completo. O intestino grosso termina na cloaca.


Os sentidos

Os répteis possuem órgãos dos sentidos que lhes permitem, por exemplo, sentir o gosto e o cheiro das coisas. Os olhos possuem pálpebras e membrana nictitante, que auxiliam na proteção dessas estruturas. Eles têm glândulas lacrimais, fundamentais para manter a superfície dos olhos úmida fora da água.
Destacamos aqui uma estrutura existente entre os olhos e as narinas de cobras, chamada fosseta loreal (no detalhe). Ela possibilita que a cobra perceba a presença de outros animais vivos por meio do calor emitido pelo corpo deles.
Embora os répteis não tenham orelha externa, alguns deles apresentam conduto auditivo externo e curo, que fica abaixo de uma dobra da pele, de cada lado da cabeça. Na extremidade de cada conduto auditivo situa-se o tímpano, que se comunica com a orelha média e a interna. Vários experimentos comprovam que a maioria dos répteis é capaz de ouvir diversos sons.

ANFÍBIOS - 6º ANOS

Anfíbios: O início da Conquista do Meio Terrestre

Os anfíbios não são encontrados no ambiente marinho, apenas na água doce e em ambiente terrestre. O nome do grupo, anfíbios (do grego, amphi - dos dois lados + bios = vida), foi dado em razão da maioria de seus representantes possuírem a fase larval aquática e de respiração branquial (lembre-se dos girinos) e uma fase adulta, de respiração pulmonar e cutânea, que habita o meio terrestre úmido. São heterotermos, como os peixes.

Perereca
Salamandra
Sapo
Cobra-cega ou Cecília


Trocas gasosas
Os anfíbios adultos precisam viver perto da umidade: sua pele é fina e pobremente queratinizada, muito sujeita à perda de água. Uma delgada epiderme, dotada de inúmeras glândulas mucosas, torna a pele úmida e lubrificada, constituindo-se de um importante órgão respiratório.
Nos sapos, os pulmões são extremamente simples, equivalem a dois "sacos" de pequeno volume e de pequena superfície de trocas gasosas. Essa característica é que aumenta a importância da pele como órgão respiratório.

A circulação
O coração apresenta três cavidades: dois átrios (um direito e um esquerdo) e um ventrículo. O sangue venoso, pobre em O2, vindo dos pulmões, penetra no átrio esquerdo. Os dois tipos de sangue passam para o único ventrículo onde se misturam, ainda que parcialmente. Do ventrículo, o sangue é bombeado para um tronco arterial (conjunto de vasos) que distribui sangue para a cabeça, tronco e pulmões.
circulação é dupla e incompleta: dupla, porque o sangue passa duas vezes pelo coração a cada ciclo de circulação, incompleta, porque o ventrículo é único e nele o sangue arterial e venoso se misturam.



A reprodução
Nos sapos, rãs e pererecas, os sexos são separados. A fecundação é externa, em meio aquático. As fecundações vão ocorrendo, e cada ovo possui uma membrana transparente que contém, no seu interior, um embrião em desenvolvimento que consome, para a sua sobrevivência, alimento rico em reservas originadas do óvulo.

Após certo tempo de desenvolvimento, de cada ovo emerge uma larva sem patas, o girino, contendo cauda e brânquias. Após certo tempo de vida na água, inicia-se uma série de modificações no girino, que prenunciam a fase adulta. A metamorfose consiste na reabsorção da cauda e das brânquias e no desenvolvimento dos pulmões e das quatro patas.
     
                                  
  
Fases da metamorfose dos sapos

ATIVIDADES AVALIADAS (AULA DO DIA 26/10) - 9º ANOS




 # COPIAR NO CADERNO E RESOLVER OS EXERCÍCIOS ABAIXO:

1) Um sal é obtido através da reação química entre:

(  ) um óxido molecular e uma base
(  ) um ácido e um óxido
(  ) um óxido iônico e uma base
(  ) um ácido e uma base

2) O principal problema ambiental causado pelas reações químicas no ar e nas nuvens envolvendo os gases representados é conhecido como:

(  ) efeito estufa
(  ) chuva ácida
(  ) buraco na camada de ozônio
(  ) aquecimento global

3) A cal viva é um material muito usado por pedreiros, pintores e agricultores, representada pela fórmula CaO. Verifique que função está representada.

(  ) Sal.
(  ) Hidreto metálico.
(  ) Óxido.
(  ) Ácido.

4) O líquido de Dakin, utilizado como anti-séptico, é uma solução diluída de NaCl, ou seja:

(  ) perclorato de sódio.
(  ) hipoclorito de sódio.
(  ) cloreto de sódio.
(  ) clorato de sódio.

5) Assinale a alternativa que só apresenta sais:
(  )      NaOH, Ca3(PO)2, NaCl
(  )      NaCl, CaSO4, FePO4
(  )      HCl, H2O, Ca3(PO)2
(  )     NaOH, HCl, H2O2

6) Relacione as colunas, apresentando o sal que está presente em cada um dos produtos utilizados no cotidiano.
a)      Cloreto de sódio – NaCl                             (   ) Mármore
b)      Carbonato de sódio – Na2CO3                            (   ) Água sanitária
c)      Hipoclorito de Sódio – NaOCl                    (   ) Sal de cozinha
d)     Carbonato de cálcio – CaCO3                               (   ) Soda







7) Dentre os óxidos abaixo, qual deles reage com base formando sal e água, ou seja, que pode ser classificado como óxido ácido?

a)      MgO

b)      K2O
c)      Na2O
d)     SO2

8) Pesquisar sobre a Chuva Ácida, suas causas e suas consequências na natureza e no nosso cotidiano. ..........................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................

9) Em 1872, Robert Angus Smith criou o termo “chuva ácida”, descrevendo precipitações ácidas em Manchester após a Revolução Industrial. Trata-se do acúmulo demasiado de dióxido de carbono e enxofre na atmosfera que, ao reagirem com compostos dessa camada, formam gotículas de chuva ácida e partículas de aerossóis. A chuva ácida não necessariamente ocorre no local poluidor, pois tais poluentes, ao serem lançados na atmosfera, são levados pelos ventos, podendo provocar a reação em regiões distantes. A água de forma pura apresenta pH 7 e, ao contatar agentes poluidores, reage modificando seu pH para 5,6 e até menos que isso, o que provoca reações, deixando consequências.
Disponível em: http://www.brasilescola.com. Acesso em: 18 maio 2010 (adaptado).
O texto aponta para um fenômeno atmosférico causador de graves problemas ao meio ambiente: a chuva ácida (pluviosidade com pH baixo). Esse fenômeno tem como consequência
a) a corrosão de metais, pinturas, monumentos históricos, destruição da cobertura vegetal e acidificação de lagos.
b) a diminuição do aquecimento global, já que esse tipo de chuva retira poluentes da atmosfera.
c) a destruição da fauna e da flora e redução dos recursos hídricos, com o assoreamento dos rios.
d) as enchentes, que atrapalham a vida do cidadão urbano, corroendo, em curto prazo, automóveis e fios de cobre da rede elétrica.
d) a degradação da terra nas regiões semiáridas, localizadas, em sua maioria, no Nordeste do nosso país.

10) A chuva pode ser ácida devido à presença no ar de: 

a) CO2 
b) Ozônio 
c) NH3 
e) CO


ÓXIDOS - 9º ANOS

Óxidos


Os óxidos são compostos binários (constituído de dois elementos químicos) iônicos ou moleculares, donde as moléculas de oxigênios são ligados a outros elementos.
Alguns exemplos de óxidos são: a ferrugem (óxido de ferro III), a água oxigenada (peróxido de hidrogênio), o cal (óxido de cálcio) e gás carbônico (óxido de carbono IV ou dióxido de carbono).
A partir disso, em função do comportamento de determinados óxidos, eles são classificados em:
  • Óxidos Ácidos (ametal + oxigênio)
  • Óxidos Básicos (metal + oxigênio)
  • Óxidos Neutros (ametal + oxigênio)
  • Óxidos Anfóteros (anidridos ou óxidos básicos)
  • Óxidos Mistos (óxido + óxido)
  • Peróxidos (oxigênio + oxigênio)

Classificação dos Óxidos

Óxidos Ácidos (Anidridos)

Formados por ametais, os óxidos ácidos possuem caráter covalente, sendo que na presença de água esses compostos produzem ácidos e por outro lado, na presença de bases formam sal e água, por exemplo, CO2 (dióxido de carbono ou gás carbônico) e o SO2(óxido de enxofre).

Óxidos Básicos

Formados por metais, os óxidos básicos possuem caráter iônico e ao reagirem com os ácidos formam sal e água, por exemplo, Na2O (Óxido de sódio) e o Ca (OH)2 (Hidróxido de cálcio).
Principais Óxidos e suas utilizações:
Peróxidos: na indústria são usados como clarificadores (alvejantes) de tecidos, polpa de celulose, etc. Para essas utilizações sua concentração é superior a 30% de peróxido de hidrogênio. A solução aquosa com concentração de 3% de peróxido de hidrogênio, popularmente conhecida como água oxigenada, é usada como antisséptico e algumas pessoas a utilizam para a descoloração de pelos e cabelos.
Dióxido de silício: é o óxido mais abundante da crosta terrestre, ele é um dos componentes dos cristais, das rochas e da areia.
Óxido de Cálcio (CaO): Obtido a partir da decomposição do calcário, é usado na agricultura para diminuir a acidez do solo e também na preparação de argamassa na construção civil.
Óxido Nitroso (N2O): Conhecido como gás hilariante, esse óxido inalado em pequena quantidade provoca euforia, mas pode causar sérios problemas de saúde; é utilizado como anestésico.
Dióxido de Enxofre (SO2): É usado para a obtenção de ácido sulfúrico e no branqueamento de óleos alimentícios, entre outras aplicações. É um dos principais poluentes atmosféricos; em dias úmidos, combina-se com o vapor de água da atmosfera e origina a chamada chuva ácida.
Monóxido de Carbono (CO): Usado para obter certos produtos químicos e na metalurgia do aço. É normalmente o principal poluente da atmosfera das zonas urbanas; inalado combina com a hemoglobina das hemácias do sangue, neutralizando-as para o transporte de gás oxigênio no organismo.


SAIS (CONTINUAÇÃO) - 9º ANOS

Os nomes dos sais são formados pela mudança de sufixos que provém do ácido que originou o ânion participante do sal. Veja:
Química - Nomenclatura dos Sais
É assim:
KCl: este sal é derivado do ácido clorídrico, de acordo com a tabela acima o sufixo do ácido é –idrico, portanto o sufixo do ânion será –eto.
Ânion (Cl-) + Cátion (K+)
Nomenclatura: Cloreto de potássio
Relembrou? O blog do Enem preparou mais alguns exemplos para você não esquecer mais!
Sal
Âniom
Cátion
Nomenclatura
CaSO4
(SO42- )
(Ca2+)
Sulfato de cálcio
Mg(NO3)2
(NO3-)
(Mg2+)
Nitrato de magnésio
Al2 (SO4)3
(3 SO42-)
(2 Al3+)
Sulfato de Alumínio
AgNO3
(NO3-)
(Ag+)
Nitrato de prata
FeSO4
(SO42-)
(Fe2+)
Sulfato ferroso ou Sulfato de ferro (II)