Dietas milagrosas, quais riscos elas trazem? Porque são perigosas? Muitos homens e mulheres em busca do corpo perfeito são capazes de cometer verdadeiras loucuras. E entre essas loucuras, estão as dietas milagrosas.
Seja a dieta da lua, da sopa ou até mesmo do chocolate, não importa qual for, elas sempre estão disponíveis prometendo dar um jeito para manter a forma de forma milagrosa.
Porém, o que muitas dessas pessoas não sabem é que essas dietas milagrosas podem trazer inúmeros riscos à saúde. Por isso, se você quer emagrecer saiba que não precisa arriscar a própria vida e nem cometer outros tipos de loucuras.
Dietas perigosas
Atualmente, muitas dietas estão difundidas na sociedade, podendo ser encontradas em sites, revistas, manuais, entre outros meios de comunicação.
Algumas dessas dietas se difundem entre usuários, sem que se saiba exatamente onde e por quem foram criadas. São as dietas boca-a-boca, ou seja, que se espalham entre pessoas que não possuem qualquer conhecimento para tal.
Há também as dietas lançadas por celebridades, que nem sempre são divulgadas por revistas especializadas e, quando dispostas ao público, chegam distorcidas ou reduzidas.
Você deve conhecer várias dessas dietas malucas.
Podemos citar a dieta do abecedário, onde, a partir da ordem alfabética, a pessoa utiliza alimentos vinculados à letra da semana. Na primeira semana, somente alimentos com a letra A, na segunda semana, todos com a letra B, e assim por diante.
Há também a dieta da lua, obedecendo o calendário lunar que, hipoteticamente, teria influência no sistema digestivo.
Algumas dietas parecem mesmo querer engordar os indivíduos. Como uma súbita moda ocasionada pela dieta do chocolate, um verdadeiro risco para quem quer perder quilos.
Perigo
Perigosas também são as dietas que recomendam cortes abruptos de alimentos. Uma dieta baseada somente em saladas e frutas. Por exemplo, levará o organismo a ficar carente de outros nutrientes fundamentais para o bem estar do indivíduo.
Certamente, a melhor dieta é aquela recomendada por um especialista e que possua um equilíbrio coerente entre todos os nutrientes necessários para um indivíduo.
Por que são perigosas?
As dietas milagrosas são restritivas e, portanto, provocam deficiência em certos nutrientes essenciais para o bom funcionamento do organismo. Como geralmente elas promovem rápida perda de peso, muitas pessoas acabam aderindo devido à ânsia pelo corpo perfeito, no entanto, o resultado é passageiro e logo o peso volta, às vezes até mesmo em maior quantidade.
Algumas das dietas milagrosas são a da sopa, a da lua, a da proteína, a dos carboidratos e do suco, por exemplo. Todas estas promovem deficiência em nutrientes, sendo que abaixo explicaremos o que pode ocorrer de acordo com algumas das deficiências.
O desafio do emagrecimento
Emagrecer para muitas pessoas não é uma tarefa nenhum pouco fácil.
A vida contemporânea, agitada e corrida, obriga as pessoas a ter que conciliar as horas de seus dias com compromissos familiares, profissionais, estudantis e lazer. Nesse cenário, para muitos, falta tempo para se dedicar ao próprio corpo.
A vontade de querer perder peso em um curto tempo está entre o principal motivo de tantos homens e mulheres partirem para as tais dietas milagrosas.
Por isso, a tendência psicológica é buscar uma dieta que prometa ser rápida. Nessa ansiedade, muitas pessoas acabam esquecendo que de nada adianta emagrecer se não for com saúde.
Contudo, o que torna tudo mais fácil, é saber que existem dietas rápidas que asseguram uma alimentação saudável, sem passar fome.
Essas dietas são elaboradas por profissionais qualificados que não objetivam apenas o emagrecimento de seus clientas, mas também sua saúde e felicidades.
Por isso não se esqueça: emagrecer é sim um desafio, mas algo superável, desde que você encontre o caminho certo para isto.as são um risco à sua saúde.