O cruzamento-teste é quando um indivíduo homozigoto recessivo é cruzado com aquele cujo genótipo se quer conhecer. Por exemplo, temos um rato preto, que sabemos que tem o fenótipo dominante (portanto pelo menos ele possui um alelo dominante) e cruzamos com um albino, que é o recessivo (como todo recessivo, é homozigoto). Deste cruzamento duas possibilidades podem ocorrer: 1- Todos os descendentes nascerem pretos, isso quer dizer que o parental é homozigoto e todos da F1 são heterozigotos ou 2- Nascerem camundongos albinos e pretos heterozigotos na mesma proporção (1:1), demonstrando que o pai é heterozigoto.
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEhd-_jmf3SyNM6g4n8a9kjyj55qcy3LGIRp9F3uwfqURyYQRQmjpDExXuwYKJTZZxbGycAjjxL_MmnykOa3P1-rDlCxRiEzCy5ZmpNecbUfszff50xgly-hzJWWUkUdkwK_5Pd3hpTD7FI/s1600/como+descobrir+os+gen%25C3%25A9tipos+fig1.gif)
Outra maneira de representar cruzamentos é utilizando o quadro de Punett, como representado abaixo para o caso 2 do exemplo acima (Aa x aa).
Este comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirEstá muito bem explicado!
ResponderExcluirBem melhor para estudar, adorei!
ResponderExcluirEu ainda n entendi o jogo da velha :(
ResponderExcluir